Emmanuel já está entre nós | Folha Espirita online

Emmanuel já está entre nós

Século XXI

Geraldo Lemos Neto
Casa de Chico Xavier, Pedro Leopoldo (MG)

No último livro publicado ano passado, de autoria do espírito de Emmanuel, da psicografia ainda inédita de Chico Xavier, cujo título é Deus Conosco, da Vinha de Luz Editora, à página 43, sobre as vidas sucessivas de Emmanuel, encontramos os relatos do próprio Chico Xavier sobre a reencarnação de seu benfeitor espiritual no início do século XXI. Com a partida do médium, nós nos sentimos órfãos, desamparados, mas tal informação, que reproduzimos a seguir, nos traz conforto e a certeza de que Emmanuel já se encontra entre nós. A luz da esperança volta a brilhar em nossas vidas.

Deus conosco

"Conforme atestam várias pessoas que conviviam, na intimidade, com o médium Chico Xavier, por afirmativas dele mesmo, o espírito do benfeitor Emmanuel já está entre nós, na face da Terra, pela via da reencarnação. Um destes depoimentos, da Sra. Suzana Maia Mousinho, presidente e fundadora do Lar Espírita André Luiz (LEAL), de Petrópolis / RJ, amiga do médium desde 8 de novembro de 1957, Francisco Cândido Xavier lhe confidenciou detalhes sobre a reencarnação de Emmanuel, que voltaria à Terra no interior do Estado de São Paulo, no seio da família constituída pelo casal D. Laura e Sr. Ricardo, personagens do livro Nosso Lar, de André Luiz. Tempos depois, novamente, o estimado médium Chico Xavier tornou a tocar no assunto em pauta com D. Suzana, afirmando ter presenciado o retorno à vida física de seu benfeitor, no ano de 2000, vendo, então, confirmadas as previsões espirituais a respeito. Este fato está em sintonia com depoimentos públicos do médium mineiro em três ocasiões distintas, veiculados em três de seus livros publicados, a saber:

a) No livro Entrevistas (IDE, 1971), quando, respondendo à questão 61, sobre a futura reencarnação de Emmanuel, Chico Xavier disse: ‘Ele (Emmanuel) afirma que, indiscutivelmente, voltará à reencarnação, mas não diz exatamente o momento preciso em que isso se verificará. Entretanto, pelas palavras dele, admitimos que ele estará regressando ao nosso meio de espíritos encarnados no fim do presente século (XX), provavelmente na última década’;

b) Também no livro A Terra e o Semeador (IDE, 1975), quando, respondendo à pergunta de número 33, Chico Xavier disse: ‘Isso tem sido objeto de conversações entre ele (Emmanuel) e nós. Ele costuma dizer que nos espera no Além, para, em seguida, retornar à vida física’; e

c) Assim também vamos observar outra confirmação de Chico sobre o assunto no livro organizado pela Dra. Marlene Nobre, editado em 1997, pela Folha Espírita, cujo título é Lições de Sabedoria, que traz, à página 171 da segunda edição, a pergunta de Gugu Liberato a Chico Xavier: ‘É verdade que o espírito Emmanuel, que lhe ditou a base do Espiritismo prático no Brasil, se prepara para reencarnar?’ Ao que Chico respondeu: ‘Ele diz que virá novamente, dentro de pouco tempo, para trabalhar como professor’.

Também uma vez, conversando comigo em Uberaba, e falando sobre a volta de Emmanuel, Chico nos confidenciou: ‘Geraldinho, o nosso compromisso, meu e de Emmanuel, com o Espiritismo na face da Terra tem a duração de três séculos, e só terminará no final do século XXI’."

Outro depoimento público sobre a manifestação de Chico Xavier acerca da reencarnação de seu benfeitor Emmanuel está veiculado no DVD duplo Chico Xavier Inédito de Pedro Leopoldo a Uberaba, organizado por Oceano Vieira de Melo e lançado ano passado pela Versátil. No segundo DVD, no filme que reúne diversos testemunhos, de 2007, o confrade dr. Elias Barbosa, de Uberaba (MG), diz textualmente: “Eu me lembro dele (Chico) falar uma vez, e para todo mundo, não foi só para mim não, que quando ele desencarnasse o Emmanuel iria reencarnar. Isto é o que ele (Chico) falou: ‘Nosso Emmanuel, gente, ele vai voltar! Está só esperando eu partir ...’.”

Como nós sabemos que Chico Xavier recebera, no final da vida física, uma extensão de tempo, caracterizada por mais uma moratória extra, permanecendo, assim, mais tempo entre nós, segue-se o próximo depoimento, que se reveste, assim, de maior importância.

Sobre a reencarnação de Emmanuel, em novo testemunho, bastante esclarecedor, D. Suzana Maia Mousinho e sua nora, Sra. Maria Idê Cassaño Mousinho, revelam que, em outubro de 1996, o próprio Chico Xavier revelara a elas que a filha de Maria Idê estava grávida e que as duas em breve seriam bisavó e avó, respectivamente. Segundo Chico Xavier lhes revelou, o espírito de Emmanuel havia se empenhado pessoalmente, junto com o benfeitor espiritual do LEAL, Wilton Ramos Oliva, na seleção dos caracteres genéticos da futura criança, Carlos Augusto, garantindo-lhe sucesso na reencarnação. Esse ato do espírito de Emmanuel, segundo Chico Xavier lhes explicou, fora o último dele na crosta terrestre, uma vez que Emmanuel, a partir de então, em finais de 1996, ascendera aos planos mais altos da vida espiritual, para se preparar para a sua própria reencarnação, por um prazo aproximado de dois anos, a fim de estar de volta à vida física no início do século XXI.

* Contatos com a Editora Vinha de Luz pelo telefone (31) 3386-2334.

Julho de 2008 - Edição número 407