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Mesa da paz

“As pessoas educam para a competição, e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz” (Maria Montessori).

A paz no mundo é, de fato, um tema que desperta atenção em diversos ambientes: no lar, nas salas de aula e nos grupos de evangelização infantojuvenil. Para que se torne uma realidade, cada um deve assumir a responsabilidade de nutri-la dentro de si em suas ações diárias. É um processo educacional que complementa o trabalho da família e da escola. Por meio de debates sobre o tema da paz, crianças e jovens nas escolas começam a refletir sobre suas ações e tomada de decisões e a compreenderem que manifestos pacíficos de cada um deles, por exemplo, contribuem para o bem-estar coletivo.

Maria Montessori foi a primeira pedagoga a falar sobre o papel da educação na construção da paz, agregando também a prática como significativa. No livro A educação e a paz, compilação de conferências publicadas em 1932-1937, a pedagoga afirma que a paz mundial deve ser criada pela educação e iniciada pelas crianças. Para Montessori, “a educação é o caminho para a paz”.

Montessori acreditava que, promovendo a educação das crianças sob o prisma de paz, respeito, cooperação, tolerância, poderíamos educar adultos de paz e, portanto, acabar com a guerra. Devemos acreditar que isso é possível e que a educação é a chave para um futuro de paz, pois “cada criança deve ter sua chance de ser uma criança de paz”.

A descrição da pedagogia por Montessori é a “ajuda para a vida”, e o papel do adulto é reaprender seu comportamento autoritário e observar as necessidades da criança, permitindo que sua ação seja governada por ela.

O que é a mesa da paz?

A mesa da paz ou da negociação é uma prática pedagógica que exemplifica essa filosofia de que “cada criança deve ter sua chance de ser uma criança de paz”. Por meio desse “local”, as crianças podem resolver conflitos de maneira independente e respeitosa. Por simplicidade, a mesa da paz pode ser uma mesa e duas cadeiras, um pequeno sino e um símbolo da paz, como uma flor ou qualquer outro objeto.

A prática

Para criar uma mesa da paz Montessori em casa ou na escola, você pode seguir este exemplo prático:

  • escolha um local tranquilo – encontre um canto calmo e reservado do ambiente, longe de distrações. Esse espaço deve ser facilmente acessível para as crianças;
  • monte a mesa e as cadeiras – coloque uma mesa pequena com duas cadeiras. Isso cria um ambiente especial e dedicado para a resolução de conflitos, onde ambas as crianças podem se sentar de frente uma para a outra;
  • decore com símbolos de paz – sobre a mesa, coloque um objeto que represente a paz. Pode ser uma flor, um ramo de oliveira, uma pequena escultura de uma pomba ou qualquer item que você ache adequado. O importante é que o objeto tenha um simbolismo tranquilo e positivo;
  • inclua um sino – adicione um sino que as crianças possam tocar ao final do processo de diálogo, simbolizando a resolução do conflito e o retorno à harmonia;
  • explique o uso da mesa da paz – ensine as crianças a usarem o espaço de forma autônoma. Explique que, sempre que houver um desentendimento, elas podem se sentar à mesa para expressarem seus sentimentos e ouvirem umas às outras. Instrua-as sobre o gesto simbólico de colocar uma mão no coração e a outra sobre a mesa enquanto falam, mostrando sinceridade;
  • reforce o procedimento – as crianças devem ser orientadas a falar uma de cada vez, sem interromper. A primeira criança expressa como se sente em relação ao ocorrido e propõe como gostaria de resolver o problema. A segunda criança responde da mesma forma. O diálogo continua até que ambas encontrem uma solução;
  • tocar o sino – após resolverem o conflito, ambas podem tocar o sino, simbolizando que o problema foi resolvido e que estão em paz novamente;
  • use um mediador, se necessário – quando as crianças são muito pequenas ou o conflito for difícil de resolver, um adulto ou uma criança mais velha pode ajudar a guiar o diálogo, incentivando o respeito e a escuta.

Esse espaço, com o tempo, se tornará um local em que as crianças se sentem seguras para resolver seus conflitos de forma autônoma e com respeito mútuo, promovendo a empatia e a cooperação no dia a dia.

Assista ao vídeo

Maria Montessori uma vida dedicada às crianças. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MJYbhODCFNg

Referências

A MESA da paz: uma técnica Montessori para resolver conflitos em casa. Portal Raízes, 29 out. 2024. Disponível em: https://www.portalraizes.com/a-mesa-da-paz-uma-tecnica-montessori-para-resolver-conflitos-em-casa/#goog_rewarded. Acesso em: 31 out. 2024.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MONTESSORIANA (ABEM). Biblioteca. 2024. Disponível em: https://www.montessoribrasil.com.br/category/biblioteca. Acesso em: 31 out. 2024.

MARIA Montessori: uma vida dedicada as crianças. Bom Sucesso Escola Montessoriana, 5 jun. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MJYbhODCFNg. Acesso em: 31 out. 2024.

MONTESSORI, Maria. A educação e a paz. Tradução de Sonia Maria Alvarenga Braga. Campinas, SP: Papirus Editora, 2014.

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