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ir“As pessoas educam para a competição, e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz” (Maria Montessori).
A paz no mundo é, de fato, um tema que desperta atenção em diversos ambientes: no lar, nas salas de aula e nos grupos de evangelização infantojuvenil. Para que se torne uma realidade, cada um deve assumir a responsabilidade de nutri-la dentro de si em suas ações diárias. É um processo educacional que complementa o trabalho da família e da escola. Por meio de debates sobre o tema da paz, crianças e jovens nas escolas começam a refletir sobre suas ações e tomada de decisões e a compreenderem que manifestos pacíficos de cada um deles, por exemplo, contribuem para o bem-estar coletivo.
Maria Montessori foi a primeira pedagoga a falar sobre o papel da educação na construção da paz, agregando também a prática como significativa. No livro A educação e a paz, compilação de conferências publicadas em 1932-1937, a pedagoga afirma que a paz mundial deve ser criada pela educação e iniciada pelas crianças. Para Montessori, “a educação é o caminho para a paz”.
Montessori acreditava que, promovendo a educação das crianças sob o prisma de paz, respeito, cooperação, tolerância, poderíamos educar adultos de paz e, portanto, acabar com a guerra. Devemos acreditar que isso é possível e que a educação é a chave para um futuro de paz, pois “cada criança deve ter sua chance de ser uma criança de paz”.
A descrição da pedagogia por Montessori é a “ajuda para a vida”, e o papel do adulto é reaprender seu comportamento autoritário e observar as necessidades da criança, permitindo que sua ação seja governada por ela.
A mesa da paz ou da negociação é uma prática pedagógica que exemplifica essa filosofia de que “cada criança deve ter sua chance de ser uma criança de paz”. Por meio desse “local”, as crianças podem resolver conflitos de maneira independente e respeitosa. Por simplicidade, a mesa da paz pode ser uma mesa e duas cadeiras, um pequeno sino e um símbolo da paz, como uma flor ou qualquer outro objeto.
Para criar uma mesa da paz Montessori em casa ou na escola, você pode seguir este exemplo prático:
Esse espaço, com o tempo, se tornará um local em que as crianças se sentem seguras para resolver seus conflitos de forma autônoma e com respeito mútuo, promovendo a empatia e a cooperação no dia a dia.
Assista ao vídeo
Maria Montessori uma vida dedicada às crianças. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MJYbhODCFNg
A MESA da paz: uma técnica Montessori para resolver conflitos em casa. Portal Raízes, 29 out. 2024. Disponível em: https://www.portalraizes.com/a-mesa-da-paz-uma-tecnica-montessori-para-resolver-conflitos-em-casa/#goog_rewarded. Acesso em: 31 out. 2024.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MONTESSORIANA (ABEM). Biblioteca. 2024. Disponível em: https://www.montessoribrasil.com.br/category/biblioteca. Acesso em: 31 out. 2024.
MARIA Montessori: uma vida dedicada as crianças. Bom Sucesso Escola Montessoriana, 5 jun. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MJYbhODCFNg. Acesso em: 31 out. 2024.
MONTESSORI, Maria. A educação e a paz. Tradução de Sonia Maria Alvarenga Braga. Campinas, SP: Papirus Editora, 2014.