AMIGO FOLHA ESPÍRITA
Você pode ajudar a divulgação da Doutrina. Colabore com a Folha Espírita e faça a sua parte
Quero ContribuirABRIL/2024
irMARÇO/2024
irFEVEREIRO/2024
irJANEIRO/2024
irDEZEMBRO/2023
irNOVEMBRO/2023
irOUTUBRO/2023
irSETEMBRO/2023
irAGOSTO/2023
irJULHO/2023
irJUNHO/2023
irMAIO/2023
irABRIL/2023
irMARÇO/2023
irFEVEREIRO/2023
irJANEIRO/2023
irDEZEMBRO/2022
irNOVEMBRO/2022
irOUTUBRO/2022
irSETEMBRO/2022
irAGOSTO/2022
irJULHO/2022
irJUNHO/2022
irMAIO/2022
irABRIL/2022
irMARÇO/2022
irFEVEREIRO/2022
irJANEIRO/2022
irDEZEMBRO/2021
irNOVEMBRO/2021
irOUTUBRO/2021
irSETEMBRO/2021
irAGOSTO/2021
irJULHO/2021
irJUNHO/2021
irMAIO/2021
irABRIL/2021
irMARÇO/2021
irFEVEREIRO/2021
irJANEIRO/2021
irDEZEMBRO/2020
irNOVEMBRO/2020
irOUTUBRO/2020
irMinha nossa! Em um piscar de olhos, 10 anos se passaram. Não dá para acreditar! Acho que nunca tive a chance de lhe falar como vivi aquele momento, então aqui vai.
Quando fecho os olhos e penso naquele 5 de janeiro de 2015, consigo descrever com toda a precisão tudo o que acontecia à minha volta quando o telefone tocou para receber a notícia inesperada: sim, você havia retornado para a Pátria Espiritual. As emoções eram um misto de choque e uma gratidão imensa, pois a lembrança mais recente me remetia ao nosso último encontro, só nós dois, durante algumas horas. Se eu soubesse que seria a última vez juntos enquanto encarnados, quanta coisa eu poderia ter falado! Mas, como sempre eram nossas conversas, parecia que eu não precisava falar quase nada; seu olhar amoroso era capaz de ler o que eu sentia.
Depois de relembrar nosso último encontro e a notícia impactante do seu desencarne, como um corte seco de um filme cheio de emoções, recordo-me dos pensamentos que me envolveram nos dias seguintes à sua passagem. Ao mesmo tempo em que me perguntava: “como vamos fazer para dar continuidade a tudo o que você estava à frente?” Eu também respirava fundo para afirmar: “não vou medir esforços para que tudo siga como você planejou; nada vai parar, tudo vai prosseguir”. Mas, para você, posso dizer: eu tive medo.
Bom, nem preciso dizer que foi necessário arregimentar diversas pessoas para distribuirmos as tarefas que você fazia sozinha. O nosso querido Paulo foi um guerreiro e nos sustentou nesse momento; mais do que isso, ele acreditou que poderíamos levar adiante as tarefas e nos motivou.
Passados 10 anos, posso lhe dizer que são incontáveis os momentos em que me lembro de você. Aliás, para ser sincero, lembro-me de você todos os dias. Nossa! Como foi impactante lembrar de nossas conversas quando fomos atingidos pelos anos da pandemia de Covid-19. Eu me recordava dos alertas que ouvi de você sobre os momentos difíceis que a Terra passaria. E olha, foram bem complicados! No entanto, em meu coração ecoavam suas palavras: “Jesus está no leme!”
Sei e sinto que seguimos juntos sempre. Sei que não preciso contar como as coisas aqui vão caminhando, pois você continua olhando por nós. Em pensamento, conversamos muito. Sei que muitas vezes as decisões e, principalmente, a força para levar adiante os compromissos que assumimos vêm de você.
Como naquela canção famosa do Chico Buarque chamada Meu caro amigo, em que ele dá notícias das dificuldades que vivia por estar no exílio, com muita genialidade descrevendo as situações de opressão, mas que eram amenizadas com samba, rock e futebol, posso lhe dizer que se fosse preciso dar notícias sobre como as coisas andam por aqui nos últimos 10 anos sem você, seria mais ou menos assim:
Querida sra.
Peço desculpas pela minha forte emoção. Hoje, com um meio de comunicação em mãos, quero compartilhar algumas boas notícias com você.
A Folha Espírita está indo muito bem. Este ano conseguimos colocar online todas as edições que celebram os 50 anos de história. Realizamos uma festa maravilhosa para comemorar essa data tão especial. Além disso, seus livros foram relançados com um novo visual e tivemos várias novidades.
O nosso Grupo Espírita Cairbar Schutel permanece firme nas atividades de socorro aos necessitados. Temos nos esforçado para nos aprofundar no estudo, por isso, fruto da pandemia, implementamos um Evangelho no Lar online que acontece todos os dias.
Lá em Diadema, as atividades só crescem. Inauguramos o Centro Educacional Professor Paulo Rossi Severino e temos aproveitado melhor as instalações. Embora ainda haja muito a ser feito, estamos felizes com a ampliação da educação.
No movimento médico-espírita também temos novidades. O Mednesp voltou para São Paulo. Em 2025, teremos uma grande festa para celebrar os 30 anos da AME-Brasil. Será uma ocasião muito especial, e estamos esperançosos pela participação de muitas pessoas.
Aqui em casa tudo segue bem. As meninas estão na faculdade: uma cursando Direito e a outra Psicologia. O pequeno Estêvão continua seus estudos e jogando muita bola. A Marjorie está dedicada ao Portal de Luz, e junto com os amigos de sempre o programa está seguindo adiante.
Espero que essas notícias aqueçam seu coração. Queria, acima de tudo, expressar o quanto a amo e a falta que sinto de você. Rezo a Deus pedindo força e discernimento para continuar realizando tudo o que aprendi ao seu lado, sempre buscando fazer o melhor em nome de Jesus.
Fica com meu amor eterno.
Com carinho,
Conrado