AMIGO FOLHA ESPÍRITA

Você pode ajudar a divulgação da Doutrina. Colabore com a Folha Espírita e faça a sua parte

Quero Contribuir

ir

ir

ir

ir

ir

ir

ir

ir

ir

ABRIL/2024

ir

MARÇO/2024

ir

FEVEREIRO/2024

ir

JANEIRO/2024

ir

DEZEMBRO/2023

ir

NOVEMBRO/2023

ir

OUTUBRO/2023

ir

SETEMBRO/2023

ir

AGOSTO/2023

ir

JULHO/2023

ir

JUNHO/2023

ir

MAIO/2023

ir

ABRIL/2023

ir

MARÇO/2023

ir

FEVEREIRO/2023

ir

JANEIRO/2023

ir

DEZEMBRO/2022

ir

NOVEMBRO/2022

ir

OUTUBRO/2022

ir

SETEMBRO/2022

ir

AGOSTO/2022

ir

JULHO/2022

ir

JUNHO/2022

ir

MAIO/2022

ir

ABRIL/2022

ir

MARÇO/2022

ir

FEVEREIRO/2022

ir

JANEIRO/2022

ir

DEZEMBRO/2021

ir

NOVEMBRO/2021

ir

OUTUBRO/2021

ir

SETEMBRO/2021

ir

AGOSTO/2021

ir

JULHO/2021

ir

JUNHO/2021

ir

MAIO/2021

ir

ABRIL/2021

ir

MARÇO/2021

ir

FEVEREIRO/2021

ir

JANEIRO/2021

ir

DEZEMBRO/2020

ir

NOVEMBRO/2020

ir

OUTUBRO/2020

ir

Tardes inesquecíveis no Lar do Alvorecer

Quintas-feiras eram tardes especiais no Lar do Alvorecer. Por volta das 14 horas, dra. Marlene Nobre chegava à instituição, que costumava chamar de seu “porto seguro”. Sua presença irradiava alegria e inspiração para todos à sua volta.

Para quem não conhece, o Lar do Alvorecer, atualmente denominado Lar do Alvorecer Marlene Nobre, é uma instituição assistencial fundada em março de 1963 pelo Grupo Espírita Cairbar Schutel, em Diadema/SP. Seu propósito é promover uma cultura de paz, respeito e amor ao próximo por meio de atividades sociais e beneficentes. Durante a semana, a instituição abriga uma creche que acolhe crianças da comunidade.

Ao chegar, Marlene se dirigia à sala da Diretoria, onde era rapidamente cercada pelas crianças. Elas adoravam mexer em seus cabelos, enquanto ela fechava os olhos, relaxava e apreciava o carinho. Pelas crianças era conhecida e chamada de “Tia Doutora”.

Depois desse momento de ternura, Marlene assumia suas responsabilidades como presidente do Grupo Espírita Cairbar Schutel. Enquanto isso, as crianças participavam de aulas de música, teatro e artes, entre outras atividades.

Por volta do meio da tarde, chegava o momento do lanche, sempre aguardado com alegria. O prato favorito da dra. Marlene era o arroz-doce, preparado com dedicação pelas cozinheiras. Ela não resistia a raspar o fundo do panelão, arrancando risadas de todos.

Depois do lanche, era hora da Evangelização Infantil. As crianças eram divididas em três grupos, organizados por faixa etária. Dra. Marlene ficava com os mais velhos, enquanto as educadoras Anna e Áurea cuidavam dos outros grupos. Durante as aulas, Marlene se transformava em uma verdadeira narradora. Utilizando temas planejados pelo Departamento de Infância e Juventude, contava histórias que abordavam Deus, Jesus, valores morais, a obediência aos pais e a presença dos Espíritos protetores. Com sua experiência, gesticulava, modulava o tom de voz e criava suspense, prendendo a atenção das crianças.

No mês de dezembro, o foco era a vida de Jesus: seu nascimento, sua infância, vida em família e seus ensinamentos. No encerramento do ano, dra. Marlene fazia questão de organizar uma grande festa. O evento incluía presépio vivo, apresentações musicais e teatrais de todas as salas e um lanche especial para as crianças e suas famílias. Os momentos de confraternização eram inesquecíveis e repletos de alegria.

Quando questionada sobre seus planos para o Lar do Alvorecer, tinha uma visão clara e inspiradora: “O Espiritismo tem uma proposta ímpar para a regeneração da humanidade. Daí o meu sonho de dirigir, com ênfase maior, os nossos esforços conjuntos nas atividades de Diadema para a parte educacional. É claro que necessidades materiais ainda existem, e ninguém vai parar com as tarefas assistenciais específicas que a casa realiza por meio dos seus diversos departamentos. Pensamos, porém, que é chegada a hora de estender os nossos projetos educacionais para além dos que já realizamos, a fim de facilitarmos, cada vez mais, a inserção dos jovens no mercado de trabalho, dando-lhes igualmente a formação moral, que possa lhes servir de ponto de apoio para a espiritualização de suas ações na vida comunitária”.

As memórias dessas tardes com a dra. Marlene permanecem vivas nos corações de todos que tiveram o privilégio de compartilhar desses momentos. Sua dedicação e amor continuam a inspirar as gerações que passam pelo Lar do Alvorecer Marlene Nobre.

Walther Graciano Júnior é Presidente do Grupo Espírita Cairbar Schutel

Próximas Matérias