Professor Polvo, mais que uma relação entre homem e molusco

Professor Polvo ganhou Oscar de Melhor Documentário de 2020

A vida marinha é misteriosa, encantadora, deslumbrante, dentre tantos outros adjetivos. Não deixa de ser diferente, no surpreendente e terapêutico documentário produzido pela Netflix, Professor Polvo, dirigido por Pippa Ehrlic e James Reed, dupla que acompanha Craig Foster, fundador do projeto Sea Change, em seus mergulhos solitários, sem tanque de oxigênio, em uma espécie de floresta subaquática na região do Cabo das Tormentas, na África do Sul.

Foi ali que se desenvolveu uma amizade incomum com um polvo que o conduziu, ao longo de mais de 300 dias, em uma jornada pelos mistérios da vida marinha, gerando um retrato emocionante da relação possível entre os homens e a natureza. Craig Foster deixou um trabalho estressante, quando viu sua saúde mental se desintegrar, e com os mergulhos iniciou seu processo de cura.

A trilha sonora de Kevin Smuts, que há anos compõe músicas para documentários, é absolutamente fantástica. Em uma das cenas, é possível ouvir o som dos tentáculos ao se soltarem da mão de Craig. A fotografia de Roger Horrocks, outro especialista no gênero, cria momentos ímpares de curiosidade e envolvimento. Em diversos momentos, aproveita os reflexos do sol no mar para compor o roteiro, construindo um cenário perfeito para destacar a movimentação dos tentáculos do animal e em uma espécie de dança.

Teatro: A Doutrina Espírita ganha os palcos

Professor Polvo vem colecionando diversos prêmios. Em meados de março, ganhou o Bafta – prêmio da Academia Britânica de Artes do Cinema e o Televisão, considerado o “Oscar dos britânicos”, o PGA Awards 2021 – prêmio do Sindicado de Produtores de Hollywood; em abril, levou o Oscar 2021 de melhor documentário, entre tantos concorrentes de peso.

Cabe a nós, telespectadores, mergulharmos com Craig nesta grande aventura de emoções, sentimentos indescritíveis e aprendermos a lição que preservar a natureza é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que nele vivem.

Ficha técnica

Professor Polvo – (My Octopus Teacher, África do Sul/2020)

Direção: Pippa Ehrlich, James Reed

Roteiro: Pippa Ehrlich, James Reed

Elenco: Jean-Yves Robin, Marc Stanimirovic, Nicolas Coppermann, Yann Arthus-Bertrand

Duração: 85 min.

Fonte

Netflix

Próximas Matérias

Quem faz?