Obra traz integração entre saúde mental e ensinamentos espíritas

Capa do ebook Psiquiatria iluminada – contribuições de André Luiz

A AME-Brasil Editora lançará, no próximo mês, o livro eletrônico Psiquiatria iluminada – contribuições de André Luiz pela psicografia de Chico Xavier, organizado pelos médicos Carlos Eduardo Accioly Durgante e Paulo Rogério Dalla Colletta de Aguiar. A obra tem como foco a importância da saúde mental aliada a conceitos espirituais, oferecendo um novo olhar para a abordagem de cuidados psiquiátricos. Os autores revisitaram os ensinamentos do Espírito André Luiz e os relacionaram com as enfermidades mentais e suas atualizações científicas. A seguir, apresentamos a entrevista feita com os organizadores da obra.

Carlos Eduardo Durgante autor de Psiquiatria iluminada – contribuições de André Luiz pela psicografia de Chico Xavier
Carlos Eduardo Durgante

Quais os temas abordados no livro Psiquiatria iluminada?

Carlos Eduardo Durgante – Abordamos os seguintes temas: a visão biopsicossocioespiritual da saúde mental; evolução ontológica e hereditariedade; a complexidade da mente humana e suas inclinações felizes e infelizes: predisposições mórbidas, pensamento, obsessões e enfermidades; a glândula pineal e suas relações com a saúde mental; mediunidade e equilíbrio mental; da concepção à infância: contribuições de André Luiz; os desafios no campo da sexualidade; os vícios e as dependências: ninguém usa drogas sozinho; quando a mente desagrega – as origens das psicoses na obra de André Luiz; os pensamentos e os comportamentos suicidas; os estados demenciais no final do ciclo vital; distonias mentais post mortem: a loucura no além-túmulo; medidas profiláticas e terapêuticas: a prece intercessória, o passe e o Evangelho no lar; o papel da desobsessão na saúde mental; renovação de atitudes e a saúde mental: saúde moral é saúde mental e a importância de André Luiz para a ciência do terceiro milênio.

Paulo Rogério de Aguiar

Todos os assuntos trazidos nessa obra têm relação com os ensinamentos de André Luiz psicografados pelo médium Francisco Cândido Xavier?

Paulo Rogério de Aguiar – A concepção do livro tem a ver com trazer para reflexão tudo que André Luiz nos informou a respeito de saúde mental e fazer a integração com os conhecimentos médicos atuais. Todos os capítulos foram propostos com base nos assuntos selecionados por André Luiz e, a partir deles, os autores complementaram com os conhecimentos médicos atuais. Vemos que as informações da espiritualidade ainda são muito mais avançadas do que temos na ciência oficial da atualidade, sobretudo quanto à natureza e influência dos nossos pensamentos na saúde.

Os capítulos são de compreensão acessível ao grande público?

Durgante – Apesar de escrito em sua maioria por médicos psiquiatras, os capítulos são de fácil compreensão tanto para leigos, nos temas médicos, como para especialistas em saúde mental que não estejam familiarizados com a Doutrina Espírita.

Já há previsão de lançamento desse livro? Será no formato e-book?

Durgante – Pretendemos lançar esse e-book durante a Semana da Saúde Mental da AME-Brasil, que ocorrerá de 21 a 25 de junho. Serão realizadas lives com autores de vários dos capítulos da obra. Inicialmente, será lançado no formato digital. Acreditamos que no segundo semestre teremos o livro impresso.

“O pensamento que produzimos é uma realidade da natureza, uma força viva alimentada por nossos sentimentos e desejos, e ele interfere na nossa organização celular e energética.”

Como a saúde mental se beneficia da realidade espiritual para a compreensão das enfermidades psíquicas?

Aguiar – A espiritualidade aponta muito claramente a ilusão em que estamos envolvidos quando encarnados e como o entendimento apenas da realidade corporal é insuficiente para conhecermos a verdadeira saúde mental. André Luiz nos coloca, por meio de conceitos e exemplos de casos, como o pensamento que produzimos é uma realidade da natureza, uma força viva alimentada por nossos sentimentos e desejos e como ele interfere na nossa organização celular e energética. O drama das obsessões, do vampirismo e das associações vibratórias é fator etiológico determinante na saúde mental, tendo por base a realidade moral de cada um. Não é possível conceber, em última análise, a doença mental como um mero desarranjo de neurotransmissores. Isso devolve a cada Espírito a responsabilidade pelas causas dos transtornos e a chave para sua recuperação ao longo das sucessivas reencarnações.

Esperamos que esse livro possa ser útil tanto ao leitor espírita interessado nos estudos de André Luiz quanto aos profissionais da saúde que pretendem compreender seus pacientes de uma forma mais ampla e fundamentada no conhecimento espírita. Esse é um grande desafio a todos nós, pois muitas dúvidas, naturalmente, ainda não foram respondidas, mas é um exercício fascinante na busca dessa “psiquiatria iluminada” de que nos fala a espiritualidade e a qual, humildemente, nos colocamos em busca.

O lançamento do e-book Psiquiatria iluminada – contribuições de André Luiz pela psicografia de Chico Xavier está previsto para a segunda quinzena de junho e poderá ser adquirido nas plataformas Amazon, Apple Books, Google Books e Kobo.

Leia também: Os arquivos científicos de Chico Xavier e André Luiz

Fonte

Psiquiatria iluminada – contribuições de André Luiz pela psicografia de Chico Xavier.

Próximas Matérias

Quem faz?