Em busca de Kardec, a série

Imagem do filme Em busca de Kardec

Em busca de Kardec é uma série original da LightHouse Produções Cinematográficas, com produção de Ricardo Fadel Rihan. O portfólio de Rihan inclui os longas-metragens Bezerra de Menezes – O diário de um Espírito, As mães de Chico Xavier e O filme dos Espíritos, além do trailer político Real – o plano por trás da história.

O cineasta francês Karim Akadiri Soumaïla, também protagonista, diretor e roteirista, ressignifica o luto pela perda repentina de sua filha, Ifa, buscando um caminho espiritual. Percorre a França, Suíça e o Brasil e se entrelaça com entrevistados, historiadores, sociólogos, antropólogos, lideranças do Movimento Espírita e médiuns. Ao todo, são oito episódios de 25 minutos cada que retratam, em uma abordagem filosófica, os trabalhos do ilustre educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, Allan Kardec, divulgados na França no século XIX, que influenciaram significativamente o pensamento da época antes de se tornarem as obras da codificação da Doutrina Espírita, hoje com mais de 13 milhões de adeptos em todo o mundo, sendo 3,8 milhões no Brasil.

Na França, o cineasta descobre o interesse do poeta Victor Hugo pelas mesas girantes no século XIX, após a morte da filha Léopoldine. Na Suíça, visita o Castelo de Yverdon, onde o menino Rivail estudou com o educador Johann Heinrich Pestalozzi, e revela importantes pesquisas acerca do trabalho de Kardec. No Brasil, conhece o legado de médiuns importantes, como Chico Xavier, e dialoga com estudiosos do sincretismo afro-brasileiro em visita a Salvador, Bahia. Karim Akadiri Soumaïla se depara com cartas e manuscritos de Allan Kardec localizados em São Paulo, onde é radicado. O material pertencia ao acervo do pesquisador paulista Silvino Canuto de Abreu (1892-1980) e estão sob tutela da Fundação Espírita André Luiz (Feal).

A investigação de Karin é embasada na pesquisa de Dora Incontri, paulistana, doutora com pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), jornalista e educadora. Autora de mais de 40 livros, entre obras didáticas e psicografadas, sobre filosofia, Espiritismo, espiritualidade e educação, coordena um projeto de ensino alternativo, a Universidade Livre Pampédia, localizada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. Dora Incontri imprime uma narrativa imparcial e não proselitista acerca da terceira mais populosa religião no Brasil (conforme aponta o IBGE) e maior Movimento Espírita do mundo – contrapondo-se ao adormecimento precoce na França, onde floresceu no século XIX, depois de ter nascido nos Estados Unidos.

Em busca de Kardec retoma o contexto histórico e a ascensão das filosofias materialistas e niilistas no século XIX, por meio da análise de obras originais, inclusive a primeira edição de O livro dos Espíritos e de entrevistas com estudiosos.

Os episódios podem ser vistos, pela primeira vez na TV aberta, na TV Cultura e na emissora Prime Box Brazil, de tv a cabo.

Fonte

TV Cultura – https://cultura.uol.com.br

Próximas Matérias

Quem faz?