“De Saulo a Paulo – Em busca da luz” foi o tema do 19º Encontro Amigos da Boa Nova, que aconteceu em 18 de maio, no Teatro Santo Agostinho, na capital paulista. Com uma abordagem sobre a jornada de Paulo de Tarso e seu caminho de autotransformação, o encontro reuniu um time de palestrantes da área da Saúde e do autoconhecimento, que apresentou ao público temas relacionados à vida de Paulo de Tarso, com sua fé inabalável e coragem diante dos desafios, que o tornou um dos maiores divulgadores do Cristianismo para o mundo.
A abertura do evento contou com apresentação musical da cantora e instrumentista Kethelin Cocchi. Foi apresentado o lançamento do Clube de Vantagens dos Amigos da Boa Nova, uma rede de serviços e produtos com descontos e atendimentos especiais para os Sócios do Clube Amigos da Boa Nova. Na sequência, o estudioso de línguas antigas e profundo analista da Bíblia, Severino Celestino, abriu a primeira palestra da manhã com o tema Saulo: a vida antes do caminho a Damasco. “Eu estou muito feliz de participar deste evento. Sou da Rádio Boa Nova há 21 anos. Coincidentemente, estou lançando mais um livro sobre as Parábolas de Jesus na visão judaica cristã espírita. Estamos felizes de estar dividindo com o nosso público e sócios do Clube Amigos da Boa Nova a mensagem dessa obra e também sobre o tema que nós falamos sobre Paulo de Tarso, o grande escolhido de Jesus, o vaso espiritual, instrumento de Deus que Jesus escolheu a dedo para ser o grande divulgador e semeador da sua obra. Em toda a Ásia menor, Grécia e por onde ele passou tinha capacidade como cidadão romano, com conhecimento da Torá de levar esse material, essa sintonia que ele tinha com a história de Jesus”, afirmou.
O psicólogo Ildo Rosa trouxe importantes reflexões sobre o tema Como se conectar com Cristo e trilhar uma nova jornada. “Estamos aqui com um desafio, desenvolver um tema que trata sobre a conexão de Paulo e o Cristo. O meu preceito principal é que esse movimento parte de cada um de nós em uma postura muito ativa, entendendo que na maioria das vezes nós ficamos esperando que algo aconteça ou que nós possamos ganhar algo como um presente, uma dádiva e não tendo o entendimento da importância desse movimento partir de nós como partiu de Saulo, como partiu de Paulo com seu legado, como é a própria vida do Cristo. Então esperarmos menos e agirmos mais”, declarou. “Acho o tema de Saulo a Paulo muito pertinente à medida que estamos vivendo um momento social e planetário em que para muitas pessoas o sentido da vida está se esgarçando, se perdendo, porque vamos ficando envolvidos com a fruição do mundo e esquecendo que tem um mundo eterno para ser cuidado, que na verdade é o único mundo que nós temos”, completou.
O médico Sérgio Felipe de Oliveira deu continuidade ao tema Paulo de Tarso e seus valiosos ensinamentos e lançou seu primeiro livro Sete Passos para a FELICIDADE – baseado em valores da alma. “Acredito que essas iniciativas, encontro e livro, falam com o nosso coração. Sete Passos para a FELICIDADE é uma reflexão que eu fiz com meus pacientes durante uma década. Ele fala sobre felicidade e eu faço uma análise sobre o que alcançamos a partir dos valores da alma, que são coisas profundas que não dependem dos fatos que nos cercam”, comentou.
O evento contou ainda com mesa-redonda sobre o tema Paulo de Tarso e a Autotransformação, com o doutor em Filosofia Antonio Carlos Tarquinio e a psicanalista e psicopedagoga Marisa Alem, além de reflexão da psicóloga e escritora Deusa Samú sobre Paulo de Tarso e o luto como oportunidade de iluminação. O ciclo de palestras terminou com apresentação teatral da AMO Entretenimento do espetáculo Paulo e Estevão.
Rádio Boa Nova na eFM
Marcando um momento especial de divulgação do Espiritismo para o mundo, a vice-presidente da Fundação Espírita André Luiz, Silvana Scarpino, falou ao público sobre uma conquista muito importante para a comunicação espírita em 2024, a chegada da Rádio Boa Nova na eFM, agora na frequência eFM 85,5, em Guarulhos. E ressaltou a importância dessa abrangência da eFM também se estender à Rádio Boa Nova na cidade de Sorocaba e região, uma iniciativa que necessita da continuidade do esforço de todos para a realização de mais essa etapa.
Emoção e aprendizado
A ouvinte da Rádio Boa Nova Tânia Rocha, que já esteve presente em cinco edições do encontro, declarou que cada palavra trouxe um aprendizado enorme. “Sou muito grata por transmitirem isso para nós com toda essa dedicação. Hoje o que estou levando é a busca da felicidade interior. Se estamos bem, conectados com Deus, tudo é bom”.
Miriam Oliveira Souza, que acompanha o encontro há muitos anos, compartilhou o que estava levando em seu coração: “Paulo sempre toca a gente, aquela reflexão de buscar o nosso interior, a buscar a humildade e a essência da gente no dia a dia, como Santo Agostinho recomendou que todos os dias fizéssemos uma reflexão do que fizemos ao longo do dia, para não cairmos nas mesmas ciladas da vida, os erros”, disse.
Erika Silveira