Dra. Marlene Nobre: Uma vida dedicada à Doutrina Espírita

Dra. Marlene Nobre teve seu desencarne em 05 de Janeiro de 2015. Antes disso, dedicou a vida à Doutrina Espírita sendo uma das principais lideranças do Movimento Espírita no país.

Nascida no interior de São Paulo em 1937, a trajetória de Dra. Marlene Nobre foi marcada por uma profunda entrega ao serviço do próximo e à disseminação dos ensinamentos espíritas. Sua jornada ganhou um novo rumo quando, por indicação de uma amiga, decidiu estudar em Uberaba (MG). Mal sabia ela que esse passo a aproximaria de uma das figuras mais emblemáticas do espiritismo: o médium Chico Xavier.

Na Comunhão Espírita Cristã, Dra. Marlene tinha o privilégio de acompanhar Chico nas reuniões na casa, onde podia absorver seus ensinamentos e compartilhar momentos de profunda espiritualidade. Sua presença e sua contribuição eram tão significativas que ela se tornou uma das principais lideranças do Movimento Espírita no país.

Além de médica e conferencista, Dra. Marlene Nobre foi fundadora e presidente do Grupo Cairbar Schutel, e das Associações Médico-Espíritas do Brasil e Internacional. Seu trabalho incansável também contava com a direção da Folha Espírita, onde deixou sua marca como uma das principais escritoras da Doutrina Espírita.

Entre suas obras, destacam-se títulos como “Lições de Sabedoria”, “A Obsessão e suas Máscaras”, “O Clamor da Vida”, “O Passe como Cura Magnética”, “A Alma da Matéria”, “Nossa Vida no Além”, “O Dom da Mediunidade” e “Chico Xavier: Meus Pedaços do Espelho”. Seu compromisso com a divulgação dos estudos que tratam da interface entre a medicina e o espiritismo foi fundamental para a fundação da AME Brasil – Associação Médico Espírita do Brasil -, e seu trabalho árduo contribuiu para sua propagação em diversos países.

Hoje, lembramos com carinho e gratidão a vida e o legado de Dra. Marlene Nobre. Que sua luz continue a guiar nossos passos e inspirar novas gerações a seguir os ensinamentos de amor, fraternidade e compaixão que ela tão exemplarmente nos ensinou.

Sua obra pode ser acompanhada em diversos artigos em nosso acervo, episódios em formato de podcast produzidos pela Folha Espírita e também na sessão “Livros” aqui no Portal da Folha Espírita.