São Paulo, 22 de abril de 2024 – Representantes do Movimento Espírita paulista estiveram reunidos no último sábado no Chico Xavier – Centro de Estudos Espíritas de São Paulo, no bairro da Lapa, na capital paulista, para comemorar os 50 anos da Folha Espírita, uma das publicações segmentadas mais importantes do País. Inspirado pelo médium Chico Xavier e concebido pelo jornalista Freitas Nobre, o jornal teve sua primeira edição publicada em 1974, em 18 de abril, o mesmo dia do lançamento de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Diversas lideranças do Movimento Espírita do Estado estiveram presentes ao encontro, entre as quais destacamos: Walther Graciano Júnior, presidente do Centro Espírita Cairbar Schutel, casa-berço da Folha Espírita situada no bairro do Jabaquara; Ricardo Silva Pastori, presidente do Grupo Espírita Batuíra, de Perdizes, cujo fundador, Spártaco Guilardi, esteve presente na criação da Folha Espírita; Ney Prieto Peres, que vivenciou o momento histórico há 50 anos; Paulo César Pio, representando o Centro Espírita Perseverança, da Vila Invernada, fundado por Guiomar de Oliveira Albanesi e seu esposo Serafim Antônio Albanesi; Ronaldo Zucatelli, presidente da União Fraternal Discípulos de Jesus; Marina Gazzoni, representando a Aliança Espírita Evangélica; Marcus Renato Ribeiro, presidente da Associação Médico-Espírita de São Paulo, que também representou a Associação Médico-Espírita do Brasil; e Oceano Vieira de Melo, representando a casa anfitriã.
O evento foi aberto pela jornalista Cláudia Santos, editora da Folha Espírita. Em parceria com Eleni Gritzapis, responsável pelo podcast da FE, Cláudia é uma das organizadoras do livro Folha Espírita – uma história de amor e dedicação à Doutrina Espírita, comemorativo ao cinquentenário do jornal, que teve a edição do diretor de Marketing da FE, Conrado Santos, e foi lançado no evento. A obra traz uma coleção das principais capas da FE ao longo desses 50 anos e está à venda no portal da FE.
Oceano Vieira de Melo, que está à frente do trabalho doutrinário, da programação de palestras, arte e cultura no Chico Xavier – Centro de Estudos Espíritas de São Paulo, abriu a celebração com a leitura de uma psicografia de Emmanuel, pelo médium Chico Xavier, de 1938, que informa que a espiritualidade divulgaria as ideias a partir de rádio, TV e jornais. Walther Graciano Júnior lembrou de seu envolvimento com a Folha Espírita e da responsabilidade do Grupo Espírita Cairbar Schutel com a divulgação da Doutrina pela FE e o advogado Marcelo Nobre, filho do casal Freitas Nobre e Marlene Nobre, da alegria do médium Chico Xavier ao ver a Folha Espírita nas mãos dos pais. “Esta é uma singela homenagem como imagino que foi o lançamento de O Livro dos Espíritos, há 167 anos”, declarou Fábio Gandolfo Severino, filho do professor Paulo Rossi Severino, responsável por uma das obras mais importantes da Editora FE, A Vida Triunfa. Os colunistas Waldenir Cuin e Sandra Marinho, que há 37 e 15 anos, respectivamente, escrevem para a Folha Espírita, trouxeram depoimentos de suas participações em todos esses anos no jornal e Conrado Santos, diretor de Marketing da Folha Espírita, contou que, em comemoração aos 50 anos da Folha Espírita, foi lançado um novo portal, que traz catálogo de livros com e-books e impressos, podcasts, edições do jornal online e acervo com as 600 edições do jornal para consulta. Como não há mais as assinaturas, segundo ele, também está sendo promovida a campanha Amigo da Folha Espírita, pela qual é possível escolher valores para se contribuir com a divulgação da Doutrina.
Selo registra história de um dos principais jornais da imprensa espírita
usam o carimbo alusivo aos 50 anos da FE, também feito para a comemoração
Renato Rosa, superintendente estadual de São Paulo Metropolitana dos Correios, encerrou a tarde do sábado com o lançamento de um selo postal personalizado desenvolvido especialmente para os 50 anos da FE. “Estamos muito felizes em estar aqui celebrando o cinquentenário de um jornal espírita, o que demonstra a liberdade religiosa que o Brasil vive”, declarou.