AMIGO FOLHA ESPÍRITA

Você pode ajudar a divulgação da Doutrina. Colabore com a Folha Espírita e faça a sua parte

Quero Contribuir

ir

ir

ir

ABRIL/2024

ir

MARÇO/2024

ir

FEVEREIRO/2024

ir

JANEIRO/2024

ir

DEZEMBRO/2023

ir

NOVEMBRO/2023

ir

OUTUBRO/2023

ir

SETEMBRO/2023

ir

AGOSTO/2023

ir

JULHO/2023

ir

JUNHO/2023

ir

MAIO/2023

ir

ABRIL/2023

ir

MARÇO/2023

ir

FEVEREIRO/2023

ir

JANEIRO/2023

ir

DEZEMBRO/2022

ir

NOVEMBRO/2022

ir

OUTUBRO/2022

ir

SETEMBRO/2022

ir

AGOSTO/2022

ir

JULHO/2022

ir

JUNHO/2022

ir

MAIO/2022

ir

ABRIL/2022

ir

MARÇO/2022

ir

FEVEREIRO/2022

ir

JANEIRO/2022

ir

DEZEMBRO/2021

ir

NOVEMBRO/2021

ir

OUTUBRO/2021

ir

SETEMBRO/2021

ir

AGOSTO/2021

ir

JULHO/2021

ir

JUNHO/2021

ir

MAIO/2021

ir

ABRIL/2021

ir

MARÇO/2021

ir

FEVEREIRO/2021

ir

JANEIRO/2021

ir

DEZEMBRO/2020

ir

NOVEMBRO/2020

ir

OUTUBRO/2020

ir

Novo livro propõe olhares terapêuticos sobre o significado e o uso das palavras

Escrito pelo respeitado psicólogo clínico Dr. Julio Peres (foto), o recém-lançado livro Razão & prática: olhares terapêuticos sobre o significado e o uso das palavras oferece uma jornada profunda e inspiradora para todos que buscam compreender o poder e a importância das palavras e das virtudes em suas vidas.

A obra mergulha nas nuances das palavras e analisa os potenciais benefícios das virtudes, explorando como elas podem influenciar nosso bem-estar emocional, mental e espiritual. Com uma abordagem holística que combina filosofia, psicologia e reflexões sobre a natureza humana, o autor convida os leitores a refletirem sobre o significado e o uso das palavras em suas vidas cotidianas.

O Dr. Peres mostra de forma simples e acessível como as influências das dinâmicas familiares, desde nossos ascendentes mais distantes até os familiares mais próximos, moldam não apenas nossa visão de mundo, mas também nossa conduta. Razão & prática não se limita a uma única tradição religiosa ou espiritual, mas, sim, reconhece a universalidade das virtudes humanas e sua importância para uma vida significativa e gratificante. Ao explorar temas como gratidão, compaixão, resiliência e perdão, o autor oferece insights valiosos sobre como cultivar essas virtudes e transformar nossas vidas e relacionamentos.

A espiritualidade e a religiosidade são abordadas como domínios equilibrantes da existência, equipando as pessoas para responderem às situações em que se veem face a face com os limites do poder e do controle humanos. Dr Julio mostra que essa prática reduz ainda o desamparo, fornecendo uma estrutura cognitiva para diminuir o sofrer e desenvolver a finalidade e o significado para seguir em frente.

Em consonância com a linha de pesquisa desenvolvida pelo Dr. Julio, os achados recentes acerca do crescimento pós-traumático também são compilados como caminhos possíveis para a construção de melhor qualidade de vida, em comparação com a que as pessoas tinham antes mesmo de o trauma psicológico ocorrer. Conheça, abaixo, os 12 comportamentos descritos no livro e que previnem a configuração de traumas psicológicos decorrentes de eventos estressores:

  • cultivo sincero das virtudes na vida diária;
  • iniciativa para relações interpessoais mais profundas, verdadeiras e pautadas em referenciais saudáveis;
  • reconhecimento dos próprios talentos, capacidades e forças pessoais a favor do seu bem-estar e o do entorno;
  • cultivo da solidariedade, da generosidade na prática, ao prover auxílio às outras pessoas;
  • abertura para novas experiências e possibilidades de aprendizados saudáveis diariamente;
  • apreciação singela e valorização da vida ao respirar, acordar, caminhar etc.;
  • busca dos significados e propósitos para a existência;
  • consciência e compreensão introjetada de que “nada será o bastante, para quem acha pouco o suficiente” (Epicuro);
  • cultivo do bom humor refinado (nunca pejorativo e/ou preconceituoso) e do sorriso, também de si mesmo;
  • interesse pelas artes, o que favorece o acesso a nutrientes subjetivos que enriquecem a vida para além do óbvio, do mundo raso e pragmático;
  • resolução de pendências que poderiam prejudicar as pessoas com as quais estabelecemos relacionamentos;
  • cultivo da espiritualidade/religiosidade, respeitando suas próprias crenças.

Os cinco concisos capítulos sensibilizam insights e possibilidades reais para a construção do estilo pessoal de vida saudável, com méritos e propósitos que fazem sentido. Razão & prática tem o objetivo de inspirar e facilitar a propagação do bem, da saúde mental e de multiplicar os valiosos benefícios para a elevada existência, que todos merecemos. A versão e-book (na plataforma Hotmart) destinará 30% do valor do livro para iniciativas igualmente alinhadas à propagação do bem (ONGs, filantropia, projetos sociais etc.) que os leitores conheçam e venham a indicar (veja como em razaoepratica.com.br/afiliados).

O autor

Julio Peres é psicólogo clínico, com doutorado (Instituto de Psicologia da USP) e dois pós-doutorados (UPENN-EUA e UNIFESP) em Neurociências. Foi pioneiro em pesquisas sobre os efeitos neurobiológicos da psicoterapia com métodos de neuroimagem. Trouxe contribuições destacadas sobre os fatores de resiliência e os mecanismos de superação traumática com suas publicações científicas indexadas.

O livro conta com a colaboração de dois grandes mestres no âmbito cultural: o icônico poeta concretista Augusto de Campos, responsável pela criação da capa, e o renomado Professor Pasquale Cipro Neto, autor do prefácio.

Serviço

Razão & prática: olhares terapêuticos sobre o significado e o uso das palavras pode ser adquirido na versão e-book por este link do Hotmart.

Referência

PERES, Julio. Razão & prática: olhares terapêuticos sobre o significado e o uso das palavras. São Paulo: Haikai Editora, 2024.

Próximas Matérias