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irAntes de entrarmos nas competências socioemocionais propriamente ditas e o estudo que as compõe, vamos a algumas definições importantes.
Competência vem do latim competentia, o qual possui vários significados de acordo com o seu emprego. De modo geral, indica uma aptidão para cumprir alguma função, embora também possa ser empregada como cultura, jurisdição e conhecimento.As palavras “competência” e “habilidade” possuem semelhanças, uma vez que a palavra “competência” tem caráter mais amplo, ao passo que envolve atributos ligados ao conhecimento, à atitude e habilidade. Esta última, por sua vez, é de cunho mais restrito e denota praticidade, ou seja, exige aplicabilidade de um saber teórico. No cotidiano, utiliza-se a palavra “competência” associada à capacidade de resolver problemas, aptidão e habilidade.
Para o sociólogo francês Philippe Zarifian, competência é “tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações”.
Com o avanço das tecnologias e o surgimento de novas profissões, a questão humana vai assumindo sua complexidade, tornando-se necessário incorporar estratégias e métodos de aprendizagem mais flexíveis e amplos. A saída para a educação mais assertiva está no desenvolvimento das competências socioemocionais.
Oliver John, professor do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e psicólogo pesquisador do Instituto de Personalidade e Pesquisa Social, traz uma divisão sistêmica das competências socioemocionais em cinco dimensões da personalidade humana:
Após essas explicações, podemos entrar nas competências socioemocionais. As cinco macrocompêtencias, apresentadas pelo professor Oliver John, foram desdobradas em outras 12 competências socioemocionais, identificadas como importantes de serem consideradas e desenvolvidas nos jovens. São elas:
As competências socioemocionais, como já foi dito, estão diretamente relacionadas a métodos de aprendizagem mais flexíveis e amplos. Abre-se então mais uma questão: como trabalhar as competências socioemocionais na escola e no dia a dia?
Dessa maneira, as competências socioemocionais devem ser desenvolvidas ao longo de toda a vida escolar, conforme o desenvolvimento do jovem em cada etapa de sua jornada acadêmica.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), criada com o objetivo de
orientar a elaboração dos currículos de todas as escolas brasileiras,
adota dez competências gerais que perpassam todos os componentes
curriculares da Educação Básica. Essas competências podem ser
divididas em três grandes grupos, sendo um deles diretamente ligado ao
caráter e às atitudes do indivíduo.
As habilidades podem ser trabalhadas do âmbito individual ou coletivamente. A formação do aluno não se dá de um ano para o outro, ela é um processo, e como todo processo dentro da escola, deve ser planejado, acompanhado de perto e colocado em prática com a ajuda de profissionais capacitados. O próprio documento da BNCC firma um compromisso com a educação integral, que vai além do domínio de conteúdos.
Observa-se que as competências socioemocionais devem ser desenvolvidas ao longo de toda a vida escolar, conforme o desenvolvimento do jovem em cada etapa de sua jornada acadêmica:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jul. 2022.
COMPETÊNCIAS socioemocionais. Prô Renata Farias, 14 maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RKpeXnt3Nr0. Acesso em: 20 jul. 2022.
FONTE, Paty. Competências socioemocionais na escola. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019.
FRAGMENTOS – para pensar habilidades socioemocionais. Suelen Nery, 2 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V-rXgE_ZDLg. Acesso em: 20 jul. 2022.
GARCIA, Carol. Competências socioemocionais em sala de aula: guia prático do ensino infantil ao ensino superior. Salto, SP: Schoba Editora, 2020.
INSTITUTO Ayrton Senna – Competências Socioemocionais. Escola de Tempo Integral, 12 set. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mPdEkpATqss. Acesso em: 20 jul. 2022.
LÍDER EM MIM (LEM). Home. 2022. Disponível em: https://www.olideremmim.com.br/. Acesso em: 20 jul. 2022.
ROSSANDRO Klinjey – Analfabetismo emocional e educação dos sentimentos. Rossandro Klinjey, 28 abr. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZXd1q1-DxCw. Acesso em: 20 jul. 2022.