AMIGO FOLHA ESPÍRITA

Você pode ajudar a divulgação da Doutrina. Colabore com a Folha Espírita e faça a sua parte

Quero Contribuir

ir

ir

ir

ABRIL/2024

ir

MARÇO/2024

ir

FEVEREIRO/2024

ir

JANEIRO/2024

ir

DEZEMBRO/2023

ir

NOVEMBRO/2023

ir

OUTUBRO/2023

ir

SETEMBRO/2023

ir

AGOSTO/2023

ir

JULHO/2023

ir

JUNHO/2023

ir

MAIO/2023

ir

ABRIL/2023

ir

MARÇO/2023

ir

FEVEREIRO/2023

ir

JANEIRO/2023

ir

DEZEMBRO/2022

ir

NOVEMBRO/2022

ir

OUTUBRO/2022

ir

SETEMBRO/2022

ir

AGOSTO/2022

ir

JULHO/2022

ir

JUNHO/2022

ir

MAIO/2022

ir

ABRIL/2022

ir

MARÇO/2022

ir

FEVEREIRO/2022

ir

JANEIRO/2022

ir

DEZEMBRO/2021

ir

NOVEMBRO/2021

ir

OUTUBRO/2021

ir

SETEMBRO/2021

ir

AGOSTO/2021

ir

JULHO/2021

ir

JUNHO/2021

ir

MAIO/2021

ir

ABRIL/2021

ir

MARÇO/2021

ir

FEVEREIRO/2021

ir

JANEIRO/2021

ir

DEZEMBRO/2020

ir

NOVEMBRO/2020

ir

OUTUBRO/2020

ir

Diário da gratidão

Agradeço-te, oh! Pai

O amor com que me envolves.

Agradeço-te a vida,

O pão, a luz, o lar

E os amigos queridos

Que me estendem as mãos

Mas agradeço ainda

A luz do sofrimento

Que me faz caminhar.

Pela dor que me envias,

Sê bendito, meu Deus!…

(Emmanuel, 1982).

Qual é o verdadeiro significado de gratidão?

Quando buscamos pela etimologia da palavra “gratidão”, descobrimos que vem da palavra latina gratus, que é traduzida como estar agradecido ou ser grato. Além disso, gratidão deriva também de gratia, que em latim quer dizer graça.

Na prática, gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecera outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais. Diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre.

É possível treinar a gratidão?

Sim, Martin Seligman, diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e outros pesquisadores da universidade sugerem que o treino da gratidão estimula áreas do cérebro relacionadas ao prazer e à conexão social. Ela contribui para o alívio do estresse e para a regulação emocional. Além de reduzir sintomas de depressão e ansiedade, a gratidão melhora o sono, fortalece o sistema imune, melhora a qualidade de vida e a sensação de felicidade.

Diário da gratidão

Martin Seligman e pesquisadores viram que fazer um diário de gratidão nos faz focar no que é bom. Quando apreciamos algo bom, focamos em solução, abrimos caminhos e nos tornamos mais fortes. Basta escrever cinco coisas boas que lhe aconteceram num caderninho todos os dias e depois de dois meses você verá que está olhando mais as coisas boas, ou seja, focando no que é bom.

Como fazer o diário da gratidão?

Na Internet, em papelarias e livrarias certamente encontraremos diversos modelos de diário da gratidão, porém você pode criá-lo do seu jeito, sem grandes sofisticações. Para isso, basta adotar um olhar mais consciente e positivo para a vida e mãos à obra.

Se você precisa de um roteiro e de dicas, seguem algumas:

  • faça com o coração;
  • seja específico;
  • deixe o materialismo de lado;
  • cultive a positividade;
  • aprecie cada surpresa;
  • faça do seu jeito.

Mais dicas

  • Não é preciso escrever muito, o mais importante é ter consciência das suas emoções e sentimentos. Quanto mais consciência você tiver, mais vai conseguir atrair coisas boas.
  • Desafie-se diariamente a criar novas razões para agradecer. Lembre-se de que cada detalhe pode carregar uma mensagem significativa, como o florescer na primavera, que traz um período de esperança e renovação.
  • Se não quiser usar um diário físico, crie um blog da gratidão ou escreva no bloco de notas do seu celular.
  • Leia seu caderninho quando estiver para baixo. A leitura de todas as coisas boas que você já descreveu vai ajudar a renovar suas energias.
  • Para não se esquecer de fazer anotações diariamente, deixe o diário em um lugar acessível. Você tem o costume de ver TV após o expediente? Deixe o caderno na estante, dentro do seu campo de visão. Compre um acessório decorado ou crie você mesmo uma decoração especial para a capa, assim você não corre o risco de perdê-lo em meio aos outros livros e cadernos.

Algo muito importante e que deve fazer parte do nosso dia a dia é sermos gratos e não esperarmos a gratidão.

Nas instruções dos Espíritos do capítulo XII de O Evangelho segundo o Espiritismo, intitulado “Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita”, temos uma bela mensagem do Guia protetor:

Benefícios pagos com a ingratidão

19. Que se deve pensar dos que, recebendo a ingratidão em paga de benefícios que fizeram, deixam de praticar o bem para não topar com os ingratos?

Nesses, há mais egoísmo do que caridade, visto que fazer o bem, apenas para receber demonstrações de reconhecimento, é não o fazer com desinteresse, e o bem, feito desinteressadamente, é o único agradável a Deus. Há também orgulho, porquanto os que assim procedem se comprazem na humildade com que o beneficiado lhes vem depor aos pés o testemunho do seu reconhecimento. Aquele que procura, na Terra, recompensa ao bem que pratica não a receberá no céu. Deus, entretanto, terá em apreço aquele que não a busca no mundo.

Deveis sempre ajudar os fracos, embora sabendo de antemão que os a quem fizerdes o bem não vô-lo agradecerão. Ficai certos de que, se aquele a quem prestais um serviço o esquece, Deus o levará mais em conta do que se com a sua gratidão o beneficiado vô-lo houvesse pagado. Se Deus permite por vezes sejais pagos com a ingratidão, é para experimentar a vossa perseverança em praticar o bem.

E sabeis, porventura, se o benefício momentaneamente esquecido não produzirá mais tarde bons frutos? Tende a certeza de que, ao contrário, é uma semente que com o tempo germinará. Infelizmente, nunca vedes senão o presente; trabalhais para vós e não pelos outros. Os benefícios acabam por abrandar os mais inflexíveis corações; podem ser olvidados neste mundo, mas, quando se desembaraçar do seu envoltório carnal, o Espírito que os recebeu se lembrará deles e essa lembrança será o seu castigo. Deplorará a sua ingratidão; desejará reparar a falta, pagar a dívida noutra existência, não raro buscando uma vida de dedicação ao seu benfeitor. Assim, sem o suspeitardes, tereis contribuído para o seu adiantamento moral e vireis a reconhecer a exatidão desta máxima: um benefício jamais se perde. Além disso, também por vós mesmos tereis trabalhado, porquanto granjeareis o mérito de haver feito o bem desinteressadamente e sem que as decepções vos desanimassem.

Ah! meus amigos, se conhecêsseis todos os laços que prendem a vossa vida atual às vossas existências anteriores; se pudésseis apanhar num golpe de vista a imensidade das relações que ligam uns aos outros os seres, para o efeito de um progresso mútuo, admiraríeis muito mais a sabedoria e a bondade do Criador, que vos concede reviver para chegardes a ele.

Referências

COMO iniciar um diário de gratidão. In: WikiHow, [2022?]. Disponível em: https://pt.wikihow.com/iniciar-um-diário-de-gratidão. Acesso em: 29 dez. 2022.

DRA. SILVIA Helena Bersacola – Amor gratidão. AME-SP, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1vqaVRohrSw. Acesso em: 29 dez. 2022.

DRULLA, Adriana. Os benefícios da gratidão que quase nunca são falados pelas pessoas. Vida Simples, [2022?]. Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/os-beneficios-da-gratidao-que-quase-nunca-sao-falados-pelas-pessoas/. Acesso em: 29 dez. 2022.

EMMANUEL (ESPÍRITO). Material de construção. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. São Paulo: Ideal, 1982.

GRATIDÃO. In: Significados, [2022?]. Disponível em: https://www.significados.com.br/gratidao/. Acesso em: 29 dez. 2022.

Próximas Matérias