AMIGO FOLHA ESPÍRITA

Você pode ajudar a divulgação da Doutrina. Colabore com a Folha Espírita e faça a sua parte

Quero Contribuir

ir

ir

ir

ABRIL/2024

ir

MARÇO/2024

ir

FEVEREIRO/2024

ir

JANEIRO/2024

ir

DEZEMBRO/2023

ir

NOVEMBRO/2023

ir

OUTUBRO/2023

ir

SETEMBRO/2023

ir

AGOSTO/2023

ir

JULHO/2023

ir

JUNHO/2023

ir

MAIO/2023

ir

ABRIL/2023

ir

MARÇO/2023

ir

FEVEREIRO/2023

ir

JANEIRO/2023

ir

DEZEMBRO/2022

ir

NOVEMBRO/2022

ir

OUTUBRO/2022

ir

SETEMBRO/2022

ir

AGOSTO/2022

ir

JULHO/2022

ir

JUNHO/2022

ir

MAIO/2022

ir

ABRIL/2022

ir

MARÇO/2022

ir

FEVEREIRO/2022

ir

JANEIRO/2022

ir

DEZEMBRO/2021

ir

NOVEMBRO/2021

ir

OUTUBRO/2021

ir

SETEMBRO/2021

ir

AGOSTO/2021

ir

JULHO/2021

ir

JUNHO/2021

ir

MAIO/2021

ir

ABRIL/2021

ir

MARÇO/2021

ir

FEVEREIRO/2021

ir

JANEIRO/2021

ir

DEZEMBRO/2020

ir

NOVEMBRO/2020

ir

OUTUBRO/2020

ir

O melhor presente para o Dia dos Professores

Todos nós sabemos da importância da educação para o desenvolvimento do ser humano. Ela fornece ferramentas que permitem a todos evoluírem material e espiritualmente e a conquistarem uma vida mais digna e melhor. Isso porque sabemos que pessoas que têm acesso a uma educação de qualidade recebem também melhores oportunidades.

No dia 15 de outubro se comemora o Dia do Professor, e se você quer fazer algo que demonstre sua gratidão, a melhor forma é sua atuação dentro da escola. Foi assim que os alunos das escolas do Brasil trabalharam para concorrer ao prêmio das Melhores Escolas do Mundo e duas delas tornaram-se finalistas.

O que é o prêmio?

O World’s Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo), criado pela T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann, visa compartilhar boas práticas que estão transformando a vida dos estudantes e fazendo diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. Na última edição, 108 países participaram do prêmio.

“No momento em que o mundo procura enfrentar uma crise educacional cada vez mais profunda, essas escolas brasileiras excepcionais iluminam o caminho para um futuro melhor. Chegou a hora de os governos de todo o mundo ouvirem as suas vozes e aprenderem com a sua experiência”, diz o fundador da T4 Education e do World’s Best School Prizes, Vikas Pota. “As instituições brasileiras dão o exemplo por meio das vidas que transformam. Escolas de todo o mundo poderão olhar para essas conquistas como um modelo do que pode ser alcançado”, complementa o CEO da Fundação Lemann, Deniz Mizne.

Quais são as categorias?

O World’s Best School Prizes divide-se em cinco categorias relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam identificar práticas capazes de transformar a vida dos alunos e impactar positivamente as comunidades onde essas escolas estão inseridas. São elas:

  • colaboração comunitária – parcerias com a comunidade para uma educação holística e inclusiva;
  • ação ambiental – práticas sustentáveis por meio da integração curricular e de iniciativas ambientais lideradas por estudantes;
  • inovação – abordagens pedagógicas inovadoras e uso da tecnologia para melhorar a educação;
  • superação de adversidades – superação de desafios socioeconômicos ou geográficos para uma educação de qualidade;
  • apoio a vidas saudáveis – instituições que priorizam a saúde física e mental e o bem-estar dos alunos.

Escolas brasileiras estão entre as finalistas

Duas escolas brasileiras estão entre as finalistas do World’s Best School Prizes: a Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte/MG, e a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal/CE.

Projetos transformadores

Escola: EM Professor Edson Pisani, em Belo Horizonte/MG

Projeto: “Mais favela, menos lixo”

Por que o projeto é transformador?

A iniciativa uniu alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do EJA e estudantes universitários em ações sustentáveis, envolvendo a comunidade para preservar o espaço onde vivem.

Parcerias de escolas com universidades podem trazer muitos benefícios, como:

  • troca de experiências – estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior têm experiências e vivências diversas que podem gerar discussões e debates muito pertinentes. A partir dos diferentes conhecimentos e olhares para os desafios e problemáticas, podem surgir soluções inovadoras;
  • interesse no Ensino Superior – Estar em contato com universitários e ter a possibilidade de frequentar esses espaços permite que os alunos desejem cursar uma faculdade e busquem a realização desse objetivo;
  • aproximação entre teoria e prática – para os estudantes, a união do que foi aprendido em sala de aula com a prática das atividades auxilia na compreensão dos conteúdos. Os universitários também têm a oportunidade de aproximar a universidade da comunidade e colocar seus saberes em prática.

Vídeo

Escola: EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal/CE

Projeto: “Adote um estudante”

Por que o projeto é transformador?

Para conseguir executar o “Adote um estudante”, a escola fez parcerias com a comunidade e os familiares. Mais de 40 psicólogos participaram das ações que deram atenção especial à saúde dos estudantes durante o período da pandemia. Destacamos três pontos abaixo que caracterizam o projeto como transformador:

  • o projeto não só melhorou a vida dos alunos, mas também aumentou a conscientização sobre a importância da saúde mental e promoveu uma cultura de apoio e empatia em toda a comunidade escolar;
  • além da melhoria na autoestima e na sensação de bem-estar dos alunos atendidos, a iniciativa proporcionou melhor desempenho acadêmico e sentimento de otimismo;
  • a escola Joaquim Bastos Gonçalves planeja colaborar com outras escolas da região para promover uma cultura de apoio e empatia.

Vídeo

O prêmio

O valor total do prêmio é de US$ 250 mil, dividido entre os vencedores de cada categoria. Uma novidade deste ano é o Prêmio Escolha da Comunidade, em que todos os finalistas estão participando. A escolha será por votação pública. É possível votar em apenas um projeto, independentemente da categoria. Aquele que obtiver mais votos receberá a filiação ao novo programa da T4 Education, chamado Best School to Work (Melhor Escola para Trabalhar). Todos os ganhadores serão anunciados durante a cerimônia que acontecerá em novembro de 2023.

“E é como seres transformadores e criadores que os homens, em suas permanentes relações com a realidade, produzem, não somente os bens materiais, as coisas sensíveis, os objetos, mas também as instituições sociais, suas ideias, suas concepções. Através de sua permanente ação transformadora da realidade objetiva, os homens, simultaneamente, criam a história e se fazem seres histórico-sociais” (Freire, 2013, cap. 3).

Parabéns aos professores, alunos, à comunidades e às universidades!

Referências

5 ESCOLAS brasileiras são finalistas em prêmio internacional de educação. Porvir, 15 jun. 2023. Disponível em:  https://porvir.org/5-escolas-brasileiras-sao-finalistas-em-premio-internacional-de-educacao/. Acesso em: 30 set. 2023.

ABOUT the Public Vote and the Community Choice. World’s Best School Prizes, 2023. Disponível em: Awardhttps://vote.worldsbestschool.org. Acesso em: 30 set. 2023.

EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, Brazil. Supporting Healthy Lives 2023. T4 Education, 12 set. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oILLLT4bIpA&t=7s. Acesso em: 30 set. 2023.

ESCOLA Municipal Professor Edson Pisani, Brazil. Community Collaboration 2023. T4 Education, 12 set. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Rqua2cZNWzI. Acesso em: 30 set. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. GOULART, Júlia. Prêmio Melhores Escolas do Mundo: conheça as finalistas brasileiras. Nova Escola, 12 set. 2023. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21746/escolas-brasileiras-finalistas-premio-melhores-escolas-do-mundo. Acesso em: 30 set. 2023.

Próximas Matérias