AMIGO FOLHA ESPÍRITA

Você pode ajudar a divulgação da Doutrina. Colabore com a Folha Espírita e faça a sua parte

Quero Contribuir

ir

ir

ir

ABRIL/2024

ir

MARÇO/2024

ir

FEVEREIRO/2024

ir

JANEIRO/2024

ir

DEZEMBRO/2023

ir

NOVEMBRO/2023

ir

OUTUBRO/2023

ir

SETEMBRO/2023

ir

AGOSTO/2023

ir

JULHO/2023

ir

JUNHO/2023

ir

MAIO/2023

ir

ABRIL/2023

ir

MARÇO/2023

ir

FEVEREIRO/2023

ir

JANEIRO/2023

ir

DEZEMBRO/2022

ir

NOVEMBRO/2022

ir

OUTUBRO/2022

ir

SETEMBRO/2022

ir

AGOSTO/2022

ir

JULHO/2022

ir

JUNHO/2022

ir

MAIO/2022

ir

ABRIL/2022

ir

MARÇO/2022

ir

FEVEREIRO/2022

ir

JANEIRO/2022

ir

DEZEMBRO/2021

ir

NOVEMBRO/2021

ir

OUTUBRO/2021

ir

SETEMBRO/2021

ir

AGOSTO/2021

ir

JULHO/2021

ir

JUNHO/2021

ir

MAIO/2021

ir

ABRIL/2021

ir

MARÇO/2021

ir

FEVEREIRO/2021

ir

JANEIRO/2021

ir

DEZEMBRO/2020

ir

NOVEMBRO/2020

ir

OUTUBRO/2020

ir

E-books gratuitos ajudam a falar de ciências para crianças

A curiosidade nasce com o indivíduo, é inerente às crianças. Durante o período de crescimento e até tornarem-se adultos, os pequenos aprendizes buscam a todo momento entender o funcionamento do mundo e das coisas. E não é só entender e pesquisar, eles querem compartilhar as informações.

Benefícios de estimular a curiosidade infantil

Pesquisas da Universidade da Califórnia apontam que o cérebro da criança é preparado para a aprendizagem imediata. Instigar de forma mais efetiva e prazerosa a curiosidade desperta e estimula a criança. Dentre os benefícios observados estão:

  • desenvolvimento da criatividade – as crianças ficam mais inventivas, e alguns talentos artísticos podem ser observados;
  • fortalecimento das relações sociais – aproximação maior com a família e estreitamento dos laços afetivos;
  • desenvolvimento do cérebro – maior fixação dos conhecimentos com capacidade de classificar e refletir sobre as informações recebidas.

Entender a importância da curiosidade infantil e estimulá-la é fundamental para que as crianças despertem o interesse pelo aprender. Vale a pena encontrar atividades que as façam explorar e exercitar a curiosidade, pois assim há maior engajamento dos pequenos no processo, e os benefícios são visíveis em suas diferentes fases de desenvolvimento.

A Universidade de São Paulo (USP), por meio do Portal Livros Abertos, Jornal USP e atividades de cultura e extensão universitária, colocou gratuitamente à disposição de pais, crianças e educadores uma série de livros para download, com o objetivo de despertar o gosto e a curiosidade sobre o saber.

Confira abaixo.

Totó em: uma família para chamar de sua

Fonte: E-Books […], 2023.

Conta a história de João e Ana que estão brincando num parque quando encontram um cachorrinho assustado. Ao chamarem os pais, descobrem que precisam se aproximar com calma e deixar que ele sinta o cheiro, para só depois fazerem carinho, sempre com movimentos suaves. Depois de tentarem encontrar o dono, em vão, levam o cachorro a um veterinário, com a intenção de adotá-lo. Com autoria de Evelise Oliveira Telles, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, foi produzido no âmbito do programa Aprender na Comunidade e Projeto Santuário (FMVZ) e tem caráter educativo. A obra traz informações sobre animais de estimação, guarda responsável, bem-estar animal e o papel dos tutores. Além disso, busca conscientizar os leitores sobre as formas de prevenção de doenças, tratamento médico e atuação do médico veterinário do ponto de vista da medicina veterinária (E-Books […], 2023). Leia mais

Clique aqui para baixar o e-book

A incrível vida no solo

Fonte: E-Books […], 2023.

Minhocas, caracóis, formigas, larvas, moscas, cupins, aranhas, escorpiões e até capivaras ambientam o passeio de domingo de Magdalena, Sofi e Pedrinho pelo parque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq, da USP, em Piracicaba (SP). No livro, o leitor acompanha os personagens e vai se familiarizando com a organização e o modo de vida de cada um desses pequenos animais, além de conhecer os perigos de picadas como as do escorpião e o risco da febre maculosa no contato com carrapatos. O e-book, produzido pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), tem autoria de María Magdalena Vázquez González, da Universidade de Quintana Roo, no México, e do professor da Esalq Gilberto José de Moraes. As ilustrações são de Patrícia Milano. “Esses pequenos animais, que na maioria das vezes nem conhecemos ou até aqueles que conhecemos e que nos parecem desagradáveis, são importantíssimos para nossa vida”, escrevem os autores na introdução da obra (E-Books […], 2023). Leia mais.

Clique aqui para baixar o livro

As árvores e seus amigos

Fonte: E-Books […], 2023.

Sequência do livro anterior, essa obra é dos mesmos autores – María Magdalena Vázquez González (Universidade de Quintana Roo, México) e Gilberto José de Moraes (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP) – e traz os mesmos personagens – Tia Magdalena e Pedrinho, que se reencontram depois de alguns anos e voltam a conversar sobre a natureza e a função de cada ser no contexto de um meio ambiente em pleno equilíbrio. É uma obra para despertar a curiosidade das crianças em temas ligados à natureza, apresentando a rede de vida existente em torno de uma árvore, com a interação de microrganismos, plantas e animais. O livro destaca situações que as crianças podem observar no dia a dia em quintais, jardins e nas escolas. “[…] a obra quer despertar o respeito pela natureza e uma visão de proteção, possibilitando que todos desfrutem de maneira sadia e sustentável tudo o que ela nos oferece”, afirma o autor na página da Fealq, que edita o livro (E-Books […], 2023). Leia mais

Clique aqui para baixar o livro

Alforja educativa: saúde escolar e mundo microbiano

Fonte: E-Books […], 2023.

A obra foi criada para que as crianças possam pesquisar, obter mais informações, agir, experimentar, descobrir, aprender e se conscientizar sobre diferentes tópicos relacionados à saúde. Reúne material pedagógico e ferramentas práticas de aprendizagem para promoção da saúde infantil nas escolas e comunidades. São atividades lúdicas, incluindo uma série de materiais de apoio, como vídeos, canções e histórias, em que é apresentado o tema da natureza e da resistência bacteriana aos antibióticos. O projeto, intitulado Saúde Escolar e Mundo Microbiano, foi desenvolvido de 2012 a 2105 pelo Centro de Capacitación, Estudio y Difusión Niño a Niño e pela ReAct América Latina, e ganhou versão em português elaborada por pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas Saúde Planetária da USP. Como está na introdução, é preciso “ver-nos como parte da Terra para continuar a construir coletivamente caminhos saudáveis baseados na solidariedade e na liberdade, visualizando e promovendo uma educação comprometida com a vida” (E-Books […], 2023). Leia mais.

Clique aqui para baixar o e-book

Referências

CURIOSIDADE infantil: qual a sua importância no aprendizado e como estimulá-la? Museu da Imaginação, 2023. Disponível em: https://www.museudaimaginacao.com.br/curiosidade-infantil-qual-a-sua-importancia-no-aprendizado-e-como-estimula-la/#:~:text=A%20curiosidade%20%C3%A9%20uma%20caracter%C3%ADstica,e%20nos%20erros%20e%20acertos. Acesso em: 3 nov. 2023.

E-BOOKS gratuitos ajudam a falar de ciência com as crianças. Jornal da USP, 10 out. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/e-books-gratuitos-ajudam-a-falar-de-ciencia-com-as-criancas/. Acesso em: 3 nov. 2023.

Próximas Matérias